Conclusão: Para continuar a conversa...

No final da entrevista, quando Carlos Rodrigues Brandão (1982a) levanta a possibilidade de existir uma escola diferente, comprometida com a luta e os interesses dos(as) camponeses(as), dos coletivos pobres do Brasil, Ciço dá a seguinte resposta:

Agora, o senhor chega e diz que até podia ser diferente, não é assim? Que não é só pra ensinar aquele ensininho apressado, pra ver se velho aprende o que menino não aprendeu. Então que podia ser um tipo duma educação até fora da escola, sala. Que fosse assim dum jeito misturado com o-de-todo-dia da vida da gente daqui. Que podia ser um modo desses de juntar saber com saber e clarear os assuntos que a gente sente, mas não sabe. Isso? [...] Exemplo assim, como a gente falava, de começar pelas coisas que o povo já sabe, já faz de seu: as ideias, os assuntos. Eu entendo pouco de tudo isso, não aprendi, mas ponho fé e vou lhe dizer mais, professor – como é que eu devo chamar o senhor? – eu penso que muita gente vinha ajudar, desde que a gente tivesse como acreditar que era uma coisa que tivesse valia mesmo. Uma que a gente junto pudesse fazer e tirar todo o proveito. Pra toda gente saber de novo o que já sabe, mas pensa que não. Parece que nisso tem um segredo que a escola não conhece. (SOUSA [CIÇO] apud BRANDÃO, 1982a, p. 169)

Mais uma vez, podemos aprender com Ciço sobre como deve ser uma escola que se compromete com a luta dos coletivos pobres feitos desiguais pela transformação da sociedade. Para isso, essa escola precisa:

 

Infográfico produzido pela Equipe de Criação e Desenvolvimento a partir de foto
de Ribeiro (2013) e texto da autora, com trechos de fala de Ciço (SOUZA apud BRANDÃO, 1982a, p. 169).

Mas, como diz Ciço, "parece que nisso há um segredo que a escola não conhece". Para conhecê-lo, é preciso que a escola deixe de se colocar como o único espaço do conhecimento, que os(as) educadores(as) se assumam também como educandos(as) e comecem a aprender com aqueles(as) que, como Ciço, com suas experiências sociais, promovem a nossa educação e de toda a sociedade.

Entrevista com a autora - Encerramento do módulo

 
 
-Vídeo-