16 Saiba mais

O que é a Atividade reflexão-ação?

O objetivo dessa atividade é propiciar reflexões sobre a realidade que envolve a pobreza e a desigualdade social e sobre as possibilidades criadas pela educação para a transformação dessa mesma realidade.

A atividade implica, portanto, um envolvimento do(a) cursista com a realidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em condições de pobreza ou pobreza extrema visando à apropriação de elementos que possibilitem a realização de uma análise do espaço social onde esses sujeitos vivem e, especialmente, inseri-los e experienciá-los no espaço escolar.

Espera-se que, após refletir teoricamente sobre educação, pobreza e desigualdade social, você possa analisar a realidade social e o contexto escolar com mais propriedade, propondo modos para que a escola efetivamente contribua para que as crianças e os(as) adolescentes e jovens que a frequentam, bem como suas famílias, empoderem-se para lutar por melhores condições de vida. Espera-se também que você e seus(as) colegas passem a desenvolver ou se envolver com iniciativas voltadas ao combate à pobreza e à desigualdade social. Tudo isso se materializa como prática daquilo que se constitui como reflexão teórica dada a partir da realidade, em um processo que se retroalimenta em todas as suas fases, conforme ilustrado na figura abaixo.