3 Saiba mais

Currículo: síntese de que conhecimentos?

Em que sentido os currículos escolares são síntese dos “conhecimentos e das culturas socialmente produzidos”? 

Os currículos escolares agrupam, em um conjunto de documentos norteadores, os conhecimentos e produções culturais consolidados no presente e constituídos historicamente em uma sociedade.

Pensemos no exemplo dos currículos escolares que conhecemos: uma de suas características é a divisão dos conhecimentos em determinadas disciplinas –Ciências, Língua Portuguesa, Matemática etc. Essa segmentação em si mesma é, em parte, advinda da divisão dos conhecimentos historicamente construídos. Assim, características da tradição do pensamento ocidental e do desenvolvimento específico de cada disciplina do saber – transpostas a disciplinas escolares – são agrupadas sinteticamente nos currículos escolares, responsáveis por garantir a propagação desses saberes.

Veja que não apenas os conteúdos específicos de cada disciplina são sintetizados nos currículos, mas também nele condensam-se determinadas expectativas – como tirar a nota máxima – e modos de organização – como a ordenação do espaço escolar – a partir de concepções de sociedade dominantes.

É importante lembrar que essa síntese seleciona alguns saberes e deixa outros de fora. Sendo assim, o currículo está sempre em disputa.