Atividade reflexão-ação

Elaboração e realização de entrevista com família participante do PBF

Caro(a) cursista: você chegou a uma parte muito importante deste módulo de estudos. Este é o seu primeiro contato com a Atividade reflexão-ação, a qual encerra os materiais de estudos dos Módulos I a IV. Mas o que, então, é essa atividade?

O que é a Atividade reflexão-ação?

O objetivo dessa atividade é propiciar reflexões sobre a realidade que envolve a pobreza e a desigualdade social e sobre as possibilidades criadas pela educação para a transformação dessa mesma realidade.

A atividade implica, portanto, um envolvimento do(a) cursista com a realidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em condições de pobreza ou pobreza extrema visando à apropriação de elementos que possibilitem a realização de uma análise do espaço social onde esses sujeitos vivem e, especialmente, inseri-los e experienciá-los no espaço escolar.

Espera-se que, após refletir teoricamente sobre educação, pobreza e desigualdade social, você possa analisar a realidade social e o contexto escolar com mais propriedade, propondo modos para que a escola efetivamente contribua para que as(os) crianças, adolescentes e jovens que a frequentam, bem como suas famílias, empoderem-se para lutar por melhores condições de vida. Espera-se também que você e seus(as) colegas passem a desenvolver ou se envolver com iniciativas voltadas ao combate à pobreza e à desigualdade social. Tudo isso se materializa como prática daquilo que se constitui como reflexão teórica dada a partir da realidade, em um processo que se retroalimenta em todas as suas fases, conforme ilustrado na figura abaixo.


Realização de entrevista com família participante do PBF


Após os estudos realizados no Módulo I - Pobreza e cidadania, você deverá efetuar uma coleta de dados obtidos de uma família participante do Programa Bolsa Família. Para facilitar a realização bem sucedida da atividade, considere os três passos abaixo.

 

1. Planejamento da entrevista

Primeiramente, elabore um roteiro para uma entrevista informal a ser feita com a família escolhida. O objetivo é conhecer melhor as condições da família: suas histórias, estratégias e dificuldades, e suas expectativas quanto ao futuro de seus membros e de suas próximas gerações. Entende-se que um conhecimento mais profundo sobre tais condições,  construído a partir das falas dos próprios sujeitos, contribuirá para a discussão e para uma revisão das abordagens da educação no que diz respeito à pobreza e às desigualdades sociais.

Construa seu roteiro considerando alguns grupos de questões, como em uma entrevista semiestruturada40. Procure contemplar, por exemplo, os seguintes aspectos:

  • dados: tamanho da família, escolaridade dos membros, condições de habitação, renda, ocupação e desocupação, saúde etc.;

  • história de vida: local de nascimento, questões de migração etc.;

  • questões relativas à pobreza, ao PBF e à cidadania: como é utilizado o dinheiro recebido do PBF, quais os seus impactos na vida da família em termos materiais e políticos etc.; e

  • educação e expectativas: perguntas que detalhem a escolaridade das diferentes gerações da família e as expectativas relativas à educação dos filhos etc.

Considere também a elaboração de perguntas que lhe permitam analisar capabilidades e funcionamentos da família em questão contemplando as discussões acerca desses conceitos feita no material didático do módulo.

É interessante que você defina qual será a família abordada enquanto elabora o roteiro de sua entrevista. Levando em conta o grande número de estudantes cujas famílias participam do PBF, você poderá abordar o pai, a mãe ou outro responsável por um(a) aluno(a) de sua escola. 

Não se esqueça de que, nessa aproximação, é preciso explicar para os entrevistados quais os motivos da execução da entrevista: fale um pouco sobre o curso que você está fazendo, contextualize a situação e explique os objetivos. Procure também combinar claramente onde e quando será feita a conversa: isso facilitará a realização da entrevista.

Utilize o fórum da atividade para trocar ideias com seus(suas) colegas e professor(a)-tutor(a) sobre a elaboração do roteiro. Por fim, envie seu roteiro para seu(sua) professor(a)-tutor(a).


2. Realização da entrevista

Após a elaboração do roteiro, o próximo passo é a realização da entrevista. Se possível, realize a entrevista na casa da família, para que você também possa incluir em seu relato informações sobre as condições de vida material dos entrevistados. Aquilo que foi planejado no roteiro criado na primeira etapa deve ser executado da melhor maneira possível. Você pode escolher entre as várias formas de coletar os dados da entrevista: pode gravá-la, por exemplo, ou pode apenas tomar notas. Lembre-se de que é importante fazer sua escolha em termos de negociação com os entrevistados, para que não ocorram constrangimentos.


3. Análise da entrevista

Finalmente, faça uma análise das respostas obtidas. O que mais chamou sua atenção nas respostas? Houve alguma surpresa? O mais importante é que você registre as respostas dos entrevistados e as suas impressões sobre a entrevista e as discuta com seus(suas) colegas e professores(as)-tutores(as). Tenha em mente as reflexões realizadas durante o estudo do módulo: a relação entre pobreza e cidadania e a questão das capabilidades.

Nesse sentido, em seu relato, procure responder também às questões a seguir.

a) Utilizando os conceitos de capabilidades e funcionamentos, estudados anteriormente, cite e explique quais capabilidades possibilitam à família que você entrevistou produzir funcionamentos como a melhoria de suas condições financeira, de educação, moradia, saúde e ocupação.

b) Ainda considerando o conceito de capabilidades, indique quais condições permitiriam à família em questão ter capabilidades para manter um padrão de vida que você considere confortável.

Lembramos que o nome dos entrevistados não deve ser divulgado, preservando-se, assim, sua privacidade, e sugerimos que a análise seja apresentada em um documento com a seguinte estrutura:

  • o roteiro de entrevista criado na primeira etapa;

  • o relato das respostas, acompanhado de uma transcrição total ou parcial das respostas se for o caso; e

  • uma análise do material obtido, considerando as perguntas acima colocadas e outras questões que apareçam a partir da interação com seus(suas) colegas e professores(as)-tutores(as).

Siga as instruções do(a) professor(a)-tutor(a) sobre a postagem e o compartilhamento do seu relato e da análise da entrevista realizada. Não deixe de seguir o fórum da atividade, no qual também podem ser debatidas questões relativas à análise das entrevistas.