2. Pobreza: um conceito complexo e multifacetado

Facetas da pobreza


A dificuldade de lidar com um fenômeno social de muitas caras coloca a nu a visão da própria sociedade sobre a pobreza e sua incessante reprodução. Em virtude da complexa configuração ideológica que cerca a pobreza, por vezes sequer nos governos e instituições nacionais e internacionais há pessoas preparadas para formular e executar políticas combativas. O lado intangível da pobreza exige modos próprios de compreendê-la. Ainda uma vez, Pierre Salama ilumina o dilema que envolve os que trabalham com o tema: "por vezes, finos conhecedores da pobreza no papel são incapazes de compreendê-la na vida cotidiana e, chamados à responsabilidade, seja nas organizações internacionais ou nos governos, preconizam políticas no mínimo inadequadas” (DESTREMAU; SALAMA, 1999, p. 18).

Em resumo, pode-se afirmar que a pobreza deve ser considerada com base em uma perspectiva não somente econômica, que contempla exclusivamente a falta de renda ou sua insuficiência. Existem aspectos da pobreza que podemos chamar de éticos, concernentes ao autorrespeito e à autonomização. Todavia, o viés econômico, ligado à presença de uma renda regular, permanece uma condição imprescindível para a superação da miséria e dos componentes éticos envolvidos. Por essas razões, é oportuno considerar diferentes facetas da pobreza no Brasil, em especial no meio rural. 

Algumas dessas facetas da pobreza serão apresentadas em seguida no infográfico. Para conhecê-las melhor, navegue pelo mapa. Ao clicar nos círculos vermelhos, você terá acesso a uma descrição crítica, acompanhada de depoimentos, sobre as diferentes formas pelas quais a pobreza afeta a vida de milhares de pessoas em nosso país.